Como evitar o consumo excessivo → APRENDA!

A vida adulta não é fácil, e com ela vêm inúmeras responsabilidades com as quais devemos lidar, o dinheiro é uma delas.

Nem todo mundo sabe a melhor forma de administrar as próprias finanças nem como parar de comprar coisas abastadamente e isso pode ser extremamente prejudicial para o bolso a longo prazo.

Quando gastamos com mais do que precisamos, acabamos sem dinheiro para coisas que devem ser prioridades, como os investimentos e o fundo de segurança.

Se você se identifica com este padrão, quer mudar este tipo de comportamento e ainda saber mais sobre o tema, leia o texto abaixo, você não vai se arrepender e ainda vai aprender de forma divertida.

Evite a tentação

Muitas pessoas acabam comprando mais do que precisam só por “gosto” e isso a longo prazo pode gerar uma dívida imensa.

De um tempo para si mesmo e pense melhor na ideia antes de gastar com algo que você só quer, mas sabe que não precisa.

Desta forma, a quantidade de dinheiro que você poupa em várias pequenas coisas se torna bem grande.

Exercite a Responsabilidade

Uma das principais coisas que devem ser mudadas em nossas vidas quando falamos de finanças é a nossa mentalidade.

Quando passamos a pensar de forma madura e responsável fica muito mais fácil de tomar as rédeas da situação, já que aprendemos que temos o poder de decisão e só nós mesmos trabalhamos e lutamos por nossos sonhos.

Sempre se lembre do quanto você ganha, do quanto você tem disponível para gastar e de que só você vai sofrer com as consequências de como você administrar seu dinheiro.

Anote tudo que você consome

Este é um passo importante para quem quer parar de gastar com supérfluos. Procure manter registrado tudo que entra e tudo que sai da sua conta, desta forma, você vai conseguir perceber quais áreas precisam de mais atenção e quais áreas precisam de menos atenção.

Procure sempre se lembrar que você possui gastos fixos e variáveis. Confira uma lista com alguns pontos que devem ser levados em consideração.

  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Moradia;
  • Educação.

Estes tópicos podem ser variáveis de perfil para perfil. Se você precisar, divida os mesmos em categorias e subcategorias para facilitar o procedimento.

Não perca uma oportunidade de economizar

Se você pode poupar dinheiro e aproveitar uma promoção, o faça. São nos pequenos centavos que conseguimos economizar grandes quantidades.

Às vezes compensa mais comprar uma quantidade grande de produtos, que vão ser utilizados, por um preço mais em conta do que comprar somente em caso de urgência e pagar mais caro.

Conclusão

Agora que você já sabe algumas técnicas para parar de consumir em excesso ficou muito mais fácil cortar este mal da sua vida.

Em caso de necessidade procure e a ajuda de um especialista, que pode te orientar com dicas e ferramentas especiais para seu perfil.

Se você precisar de apoio, converse com seus amigos e com seus familiares, eles podem ser de grande serventia para que está começando a progredir agora e quer compartilhar as vivências, frustrações e experiências do caminho.